sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Minhas práticas pedagógicas



A escola como já defendido antes por mim tem de ser um espaço que faça o aluno através do conhecimento construído – e não transmitido como o que é feito muitas vezes por ser o modo mais cômodo para muito professor trabalhar conteúdos - conseguir ver o mundo de outro ângulo, se reconhecendo como cidadão e percebendo que é um ator social. Para tanto devemos trabalhar com temas e de forma que ele veja os conteúdos mais próximos de si.
Na escola onde trabalho não me sinto motivada para desenvolver praticas pedagógicas muito diferenciadas, visto que não me sinto valorizada para isso. A realidade vivida por essa comunidade escolar não vê na educação uma alternativa de vida, tenho alunos que falam que ganham mais colhendo batata do que eu que tenho Nível Superior. Diferente das grandes cidades, onde reconhecemos pessoas por titulações, esta não é vista como algo muito importante num lugar com poucas possibilidades para quem tem um pouco mais de instrução, o que o limita a uma certa função.
Como trabalho essencialmente com a parte de humanas tento trazer temas relevantes e sempre lincando passado histórico com acontecimentos presentes. Algumas coisas que poderiam ser feitas para inovar e incrementar as aulas não estão acessíveis, como já falei estou numa cidade pequena, onde nem sempre achamos materiais para inovar as praticas. Certa vez fui procurar um filme para ilustrar a aula na qual tratava de Esparta (300 de Esparta), porem não o encontrei em lugar algum. A escola também oferece algumas limitações como a falta de acesso a sala de informática onde poderia mostrar imagens, vídeos e reportagens que tornariam a aula mais atrativa e dinâmica, alem de pouco espaço físico para se trabalhar fora de sala de aula algo simples e que faz muita diferença uma que serve de barganha com os alunos e outra que os motiva pelo simples fato de saírem de um ambiente fechado, tem que ser seguida de inúmeras explicações para justificar a atividade. Alem do mais seria maravilhoso visitar museus, exposições e fazer trabalhos de campo, algo que dá sentido a teoria já que podemos observá-la mais perto de nós.
Enfim, a educação é uma caminhada muito árdua rumo à construção da consciência do discente, onde todos os dias devemos lutar contra o mundo exterior que é muito mais sedutor que o escolar, porém muitas vezes tudo que é discutido quanto a necessidade de inovar as praticas parece que é só bonito na teoria, quando vamos aplicar a pratica em si somos vetados e temos que continuar nas nossas tradicionais e monótonas aulas expositivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário