sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Tecnologias na educação


Hoje um professor concorre com muitos recursos, que a principio são mais atraentes que as aulas vistas como tão monótonas e cansativas, mas a partir do momento que nos dermos conta que a tecnologia não é nossa inimiga, muito pelo contrario ela pode ser uma aliada muito útil e eficiente para darmos vida e atrair nossos alunos inovando as praticas pedagógicas.
Ouço muitos colegas reclamando que os alunos ficam horas na internet, mas não pesquisando nada útil para complementar as aulas, então me pergunto será que no momento de lazer eles devem fazer isso? Se nós, professores nos raros momentos de folga não fazemos. Se quisermos que nossos alunos usem a tecnologia para complementar o conhecimento obtido na sala de aula nas tradicionais aula expositivas devemos trazer isso para dentro da sala e não esperar pela iniciativa do aluno por ele mesmo pesquisar. Para isso o professor deve usá-la de forma criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com isso a aplicação de soluções prontas até então usadas. Porem é muito difícil encontra profissionais da educação dispostos a inovar suas praticas, para tanto se faz necessário que haja uma integração entre a gestão administrativa, para que tenhamos acesso a essas ferramentas, e a gestão da sala de aula, dos recursos tecnológicos e das áreas de conhecimento, para que assim seja possível executar esse plano que visa tornar as aulas menos “torturantes”, assim como a articulação entre o individual e coletivo, parte e todo, processo e produto, teoria e prática, ensino e aprendizagem, pois enquanto o docente relutar em aderir a esses instrumentos para revolucionar sua metodologia estará em uma briga constante e desigual, certamente, com a tecnologia.



Referência bibliográfica:
MORAN,
José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias in: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm (21/08/2009).

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